titulaçoes
Volumetria é um método de análise química quantitativa que se fundamenta na medição do volume de solução de um reagente necessário e suficiente para efectuar determinada reacção.
Neste processo faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência.
Titulação Adição gradual de uma solução de concentração bem conhecida a uma outra solução de concentração desconhecida até que a reacção química entre as duas soluções seja completa.
Esta técnica permite determinar a concentração ou o título de uma solução desconhecida.
Titulante é a solução contida na bureta.
Titulado é a solução contida no balão de erlenmeyer.
Ponto final ou ponto termo é a altura em que o indicador muda de cor. Se o indicador for bem escolhido, o ponto final da titulação estará próximo do ponto de equivalência.
Zona de viragem do indicador intervalo no qual a solução apresenta uma mistura de cores.
Solução – padrão é uma solução de concentração exactamente conhecida, esta é adicionada gradualmente a outra solução de concentração desconhecida.
O Ponto Final da Titulação também pode ser determinado através da chamada Curva de Titulação ou Curva de Neutralização, uma representação gráfica dos valores do pH em função do volume de titulante adicionado.
A representação gráfica de uma curva de titulação mostra-nos 3 zonas de variação do pH: uma variação suave, quase horizontal, na zona ácida da escala de pH (sobe pouco devido à capacidade de tampão da solução de ácido forte);
Uma variação brusca, quase vertical, passando da zona ácida para a zona alcalina, e de novo, uma pequena variação na zona alcalina.
O Ponto de Equivalência é o ponto de inflexão da curva de titulação, isto é, é o ponto em que muda a inclinação da curva. O ponto de equivalência é definido por duas coordenadas: o volume equivalente lido nas abcissas e o pH equivalente lido no eixo das ordenadas.
À medida que é adicionado o