titanio
Titânio é um elemento químico que possui símbolo Ti, número atômico 22 (22 prótons e 22 elétrons), massa atômica 47,90 u, está situado no 4° grupo da Tabela Periódica, classificando-se como metal de transição.
Propriedades químicas do Titânio: resistente à corrosão; possui alta condutividade elétrica; metal dúctil; metal fácil de ser moldado.
Propriedades físicas do Titânio: metal leve de alta resistência; possui coloração branca metálica; sólido à temperatura ambiente.
Obtenção de Titânio: extraído de minerais como o rutilo (TiO2) e a Ilmenita (FeTiO3).
Aplicações de Titânio
Por ser um metal leve, é usado em ligas para aplicação na indústria aeronáutica e aeroespacial. Foi escolhido para essa função por suportar altas temperaturas, característica indispensável em mísseis e naves espaciais.
Outra aplicação de Titânio está presente em implantes dentários e próteses ósseas, tudo porque sua característica leve proporciona maior conforto ao paciente.
Síntese de Compostos
Dióxido de Titânio
Tem como composto mais famoso o dióxido de titânio (TiO2), tanto que aproximadamente 95% de todo titânio produzido tem como objetivo a obtenção desse composto, é usado como um pigmento branco muito importante na produção de tintas e papéis. Usa-se também na indústria cosmética, pois é um constituinte de quase toda marca de protetor solar.
Existem também utilizações menos conhecidas e até certo ponto, curiosas, como a demarcação de linhas de quadras de tênis, e boa contribuição para a indústria cinematográfica na aplicação de cenas com neve artificial.
Escândio
HISTÓRICO: O escândio foi descoberto em 1840 por Nilsson
OCORRÊNCIA NATURAL: O escândio ocorre frequentemente sob a forma de compostos misturados a diversos minerais ricos em terras raras, como a cerita, a ortita, a monazita e a gadolinita.
PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS: O escândio cristaliza-se em duas formas: uma de estrutura hexagonal compacta e outra cúbica de face centrada. Esta