Titanio
ENGENHARIA ELÉTRICA
JONATHAN CARLOS RIBEIRO DE OLIVEIRA
APLICAÇÃO DE UM MATERIAL
CURITIBA
2014
UNIVERSIDADE POSITIVO
JONATHAN CARLOS RIBEIRO DE OLIVEIRA
APLICAÇÃO DE UM MATERIAL
Trabalho sobre o processo de extração de um material até aplicações em diferentes areas de Engenharia dos Materiais, da
Universidade Positivo, Curitiba, PR.
Orientador: Profº Amilton Carlos Rattmann
CURITIBA
2014
!
"
!
#
%
%
( %
$
&
'
)
*
,
4.3.
-
,
( %
)
)
-
)
)
4.4.
5
(
*
%
% %
#%
.
3
.
'
*
'
/
*
1 *
&
)
'
*
( %
2%
+
0
.
/
/
4
#
2%
4
&
4
O metal de titânio e seus pigmentos são obtidos a partir de minérios de titânio, tais como o rutilo, ilmenite e leucoxênio. Coletivamente, eles são conhecidos como "areias minerais". Os seus depósitos são encontrados perto da praia e áreas costeiras. Os principais países produtores são Austrália, África do
Sul, Canadá e Estados Unidos. As empresas de mineração utilizam um método de dragagem para extrair o mineral.
Neste método, uma draga flutua sobre uma lagoa artificial de seis a oito hectares. O terreno é cuidadosamente limpo antes e o solo superficial é mantido para reparar a área de mineração. A draga suga a areia através de um cano ligado eletricamente. A draga transfere a água e minério de titânio para um moinho flutuante onde peneiras vibratórias filtram as plantas e o giro da centrífuga separa os minerais pesados das partículas de areia mais leves. A areia limpa é bombeada para preencher a área minada novamente.
Nas áreas com minério de grau superior, ou onde o método de dragagem não funciona, pode-se usar uma variedade de equipamentos como escavadora mecânica, escavadeiras, escavadoras de rodas e balde e raspadores de autocarregamento. Estas várias formas de equipamentos de movimentação de terra se acumulam nas areias minerais.