Tireoide
A tiroide (português europeu) ou tireoide (português brasileiro) AO 1990 (termo derivado da palavra grega "escudo", devido ao seu formato) é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Ela é uma estrutura de dois lobos localizada no pescoço (em frente à traqueia) e produz hormônios, principalmente tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que regulam a taxa do metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo. O iodo é um componente essencial tanto do T3 quanto do T4. A tireoide também produz o hormônio calcitonina, que possui um papel muito importante na homeostase do cálcio. Ohipertireoidismo (tireoide muito ativa) e hipotireoidismo (tireoide pouco ativa) são os problemas mais comuns da glândula tireoide.
2.Hipertiroidismo
O hipertireoidismo pode ser tratado farmacológica ou cirurgicamente. Em geral, a cirurgia é usada apenas quando há problemas mecânicos decorrentes da compressão da traqueia, e é comum a remoção de apenas parte do órgão. Embora o quadro de hipertireoidismo possa ser controlado com agentes antitireoidianos, esses fármacos não alteram os mecanismos autoimunes ou melhoram a exoftalmia associada à doença de Graves.
3.Iodo Radioativo
O iodo radiativo é o tratamento de primeira linha do hipertireoidismo (particularmente nos Estados Unidos). O isótopo usado é o ¹³¹I (geralmente na forma de sal de sódio), em geral na dose de 5-15 milicuries. Quando administrado por via oral, é captado e processado pela tireoide da mesma maneira que a forma estável de iodeto, sendo, por fim, incorporado à tireoglobulina. O isótopo emite tanto radiação β quanto γ. As emissões γ passam através do tecido sem causar danos, já as partículas β têm alcance muito curto; elas são absorvidas pelo tecido e exercem poderosa ação citotóxica, restrita às células dos folículos da tireoide, resultando em destruição significativa do tecido. O ¹³¹I tem meia-vida de 8 dias; assim, em 2 meses sua radioatividade terá