Tiradentes um herói para a república.
TIRADENTES UM HERÓI PARA A REPÚBLICA.
Trabalho apresentado como atividade de produção escrita como requisito parcial para
O 2º Bimestre. Disciplina Introdução a História do Brasil,
Ministrada pela Profª. Ma. Pâmela Torres Michelette,
Título Tiradentes: Um herói para a República, do Curso de introdução a história do Brasil da Faculdade Santa Izildinha
SÃO PAULO / SP
2012
Resumo crítico.
Como o título deste texto, o que podemos observar nas interpretações do autor, pois se faz um Tiradentes como herói, mas para a república, apesar de que concordo com o autor que Tiradentes foi um herói no que diz respeito a sua luta, junto aos inconfidentes, no meu entender Tiradentes foi um líder e, por tanto, sofreu as conseguencias de sua liderança e suas manifestações contra a rainha para com a independência do Brasil.
Tiradentes foi mais ousado em seus ideais de independência, que acabou sendo favorável a República tendo êxito na construção de um herói.
Como o próprio texto nos traz vários nomes poderiam aparecer como herói do Brasil, de um novo regime após o 15 de novembro, desde os militares que derrubaram a monarquia, foram também destacados em jornais, revistas e livros da época e suas bravuras cantadas em versos poéticos, sem contar ainda que existiam os heróis de guerra, mas somente Tiradentes tinha as características de um herói pátrio, para sensibilizar a população, comover a todos, pela forma em que foi morto (enforcado, esquartejado e separado pedaços de seu corpo pelas ruas da cidade).
Então foi criado o mito como sendo um símbolo religioso, suas características igualadas a de Jesus.
A República no meu entender se vê em Tiradentes um protagonista ideal para a época em que se misturava a figura de um herói relacionado à fé.
Mas que na verdade o texto traz para minha concepção que Tiradentes foi um líder dos inconfidentes tanto como outro líder qualquer até mesmo militar que poderia ser relacionado como