Tir e Vpl
Módulo: 4
Atividade:
Título: VPL E TIR
Aluno:
Disciplina: MATEMATICA FINANCEIRA
Turma:
Introdução
Entre os métodos estudados até aqui, destaca-se o do valor presente liquido (VPL) e o da taxa interna de retorno (TIR), largamente utilizados nas analises de aplicações financeiras e de projetos de investimentos.
Justificativa
Ambos o que significam:
VPL = o método tem como finalidade calcular, em termos de valor presente, o impacto dos eventos futuros associados a uma alternativa de investimento, ou seja, ele mede o valor presente dos fluxos de caixa gerados pelo projeto ao longo de sua vida útil. Não existindo restrição de capital, argumenta-se que esse critério leva a escolha ótima, pois maximiza o valor da empresa.
TIR = É a taxa de retorno do projeto de investimento, o método da TIR tem como finalidade a avaliação da rentabilidade absoluta a determinado custo do capital, como o VPL, mas ao contrario, seu objetivo é encontrar uma taxa intrínseca de rendimento.
Desenvolvimento
Esses métodos consistem basicamente em se comparar a soma algébrica dos valores presentes de cada um dos fluxos futuros de caixa (pagamento ou recebimento), com o valor do fluxo de caixa inicial (recebimento ou pagamento) ocorrido “hoje” onde esses valores presentes são calculados de acordo com o regime de capitalização composta e com base em dada taxa de juros.
Conclusão
Sendo assim a vantagem da VPL em relação a TIR, é que se tem uma facilidade de calculo, mas apenas uma vez conhecida uma taxa de atualização apropriada.
Porem a TIR, é um indicador que mede o retorno do projeto em relação ao investimento realizado.
Referências bibliográficas
Matemática Financeira – ED Compacta – 3º edição
Autor: José Dutra Vieira Sobrinho
Matemática Financeira – Aplicações e analise de investimentos – 4º edição
Carlos Patricio Samanez
*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as