TIR E VPL
Introdução
Atualmente nesta era contemporânea, observamos constantes mudanças na forma de gestão, administração das empresas. Para uma organização sobreviver a essas constantes mudanças deve se atualizar sempre e procurar ter em seu quadro de colaboradores, líderes, administradores eficientes que utilizem em suas estratégias ferramentas necessárias e eficientes para análise e que ajudam na assertividade das decisões. Um papel importante dos administradores na área financeira das empresas é fazer com que a organização crie valores para os acionistas.
Uma das ferramentas utilizadas para análise das decisões é o calculo da TIR de um investimento, indica se este vai ou não valorizar a empresa. Através da TIR podemos decidir fazer, ou não fazer um investimento. Para o calculo da TIR é necessário projetar um fluxo de caixa que aponte as entradas e saídas de dinheiro provocadas pelo investimento.
As ferramentas mais comuns de avaliação de projetos de investimento são: VPL (valor presente líquido) e a TIR (taxa interna de retorno).
Justificativa Este trabalho irá abordar itens apreendidos na matemática financeira que é de grande importância e valia para os administradores das empresas. Será mencionada a utilização da TIR e VPL nas transações de investimento. Antes de colocar em execução algum projeto novo é recomendável que se proceda todo um estudo de viabilidade antes de iniciá-lo. Devem ser realizadas várias análises detalhadas do mercado para determinar se é viável iniciar um novo negócio. É importante para a obtenção de financiamentos junto às instituições financeiras saber analisar se convém ou não adquiri-lo é nesta hora que entra o cálculo da TIR e o VPL nestas transações. O VPL (valor presente líquido), nada mais é do que o valor do dinheiro no tempo. Todas as entradas e saídas de caixa são tratadas no tempo presente. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa