Tipos textuais
DESCRIÇÃO
A descrição é um estilo textual que está quase sempre ligado à narração. Mas em uma narração o autor expressa o desencadear de acontecimentos e a descrição não sugere progressão de tempo, baseia-se apenas em observar detalhes de personagens, ambientes. A descrição tem como finalidade a reprodução mental da impressão que se tem sobre algo, em outras palavras, quando se descreve, tem-se a intenção de fazer o leitor imaginar aquilo que foi descrito. Descrever significa expor, isto é, contar minuciosamente como algo, um lugar ou alguém é.
NARRAÇÃO
O texto narrativo é caracterizado, principalmente, pelo fato e pela ação que desencadeiam a progressão de tempo. A narrativa é organizada em torno de conflitos e possíveis soluções para os mesmos. Narrar um fato é contar uma história onde estão envolvidos personagens.
DISSERTAÇÃO
A dissertação é o tipo de texto em que o autor tem como objetivo argumentar e defender determinado ponto de vista. Dissertar significa fazer a exposição escrita, através de argumentos, de um ponto de vista que se deseja defender.
DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA
Consiste na apresentação e discussão de uma ideia, de um assunto ou de uma doutrina, de forma ordenada. O processo é apenas demonstrativo, sem o objetivo de engajamento ou convencimento do destinatário.
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
Caracteriza-se por implicar o debate, a discussão de uma ideia, assunto ou doutrina, com o objetivo de influenciar, persuadir, conquistar a adesão do destinatário. Trata-se, pois, de uma exposição acompanhada de argumentos, provas e técnicas de