Macroeconomia- câmbio
Disciplina: Macroeconomia
Aluna: Lígia Maria Alencar de Freitas
Atividade de Portfólio- aula 4
1. Analise a seguinte frase de um jornal: “O governo intervém no cambio para conter a especulação com dólar”. Que fez o governo vendeu ou comprou dólar. Justifique.
A especulação não é resultado da permanência do dólar em alta ou baixa. Decorre da oscilação do seu valor.
O que define, em última análise, a taxa de câmbio é a oferta de demanda de divisas e de moeda nacional. E essas variáveis são extremamente dinâmicas. Então o Governo, para evitar a especulação, é obrigado a intervir no mercado cambial, controlando a oferta e a demanda de divisas e de moeda nacional. Se a taxa estiver acima do patamar desejado – com as divisas mais valorizadas –, o Estado vende divisas, no objetivo de aumentar a oferta delas e, assim, desvalorizá-las até o nível desejado. Se a taxa de câmbio estiver abaixo do valor desejado – com as divisas desvalorizadas –, o Governo compra divisas, no fito de diminuir a oferta delas e, assim, valorizá-las.
2. Se a taxa de câmbio se apreciar, ocorrerá aumento das importações frente as exportações de bens de um determinado país. Verdadeiro ou falso? Justifique.
Verdadeiro. Quando se diminui a taxa de câmbio nominal, percebe-se que existem menos variáveis de unidades de moeda nacional para cada unidade de moeda estrangeira. Ocorre então uma valorização da moeda nacional. Essa alteração para baixo da taxa de câmbio nominal faz com que os produtos estrangeiros tornem-se mais baratos para os importadores nacionais; e os produtos nacionais tornem-se mais caro para os importadores estrangeiros. Dessa forma haverá um aumento das importações, o componente das exportações líquidas (EL=X-M) diminui.
3. No Brasil, em dado momento a taxa de câmbio nominal está cotada em R$ 1,70/US$. Caso o índice de preços no mesmo momento, seja 1,02 no Brasil e 1,04 nos EUA, qual será o valor da taxa de câmbio real?
TAXA DE CÂMBIO