Tipos textuais
ALUNA: YASMIM CARVALHO
TRABALHO APRESENTADO A PROFESSORA LEONEIDA LADEIRA NADISCIPLINA DE LINGUA PORTUGUES
SERRA /ES, SETEMBRO DE 2012.
TIPOS DE TEXTOS
Tipo textual é a forma como um texto se apresenta. As únicas tipologias existentes são: narração, descrição, dissertação, argumentação, e injunção.
1 - Texto Narrativo;
1.1 – Terceira Pessoa
1.2 – Formas de Discurso
1.2.1 – Direto
1.2.2 – Indireto
1.2.3 – Indireto Livre
2 - Texto Descritivo;
2.1 – Descrição Denotativa
2.2 – Descrição Conotativa
3 - Texto Dissertativo;
4 - Texto Argumentativo;
4.1 – Parágrafo
5 - Texto injuntivo.
6 - OUTROS TIPOS DE TEXTO Cada um desses textos possui características próprias de construção.
1 - TEXTO NARRATIVO
Narrar é contar um fato, e como todo fato fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Em toda narração há sempre um começo, um meio e um fim. São requisitos básicos para que a narração esteja completa.
Elementos que formam a estrutura da narrativa:
1 – TEMPO: O intervalo de tempo em que o(s) fato(s) ocorre(m). Pode ser um tempo cronológico, ou seja, um tempo especificado durante o texto, ou um tempo psicológico, onde você sabe que existe um intervalo em que as ações ocorreram, mas não se consegue distingui-lo. 2 - ESPAÇO: O espaço é imprescindível, e deve ser esclarecido logo no início da narrativa, pois assim o leitor poderá localizar a ação e imaginá-la com maior facilidade.
3 - ENREDO: É o fato em si. Aquilo que ocorreu e que está sendo narrado. Deve ter um começo, um meio e um fim.
4 - PERSONAGENS: São os indivíduos que participaram do acontecimento e que estão sendo citados pelo narrador. Há sempre um núcleo principal da narrativa que gira em torno de um ou dois