tipos textuais
Linguagem e comunicação
Tipos Textuais
É a forma como um texto se apresenta. As únicas tipologias existentes são: narração, descrição, dissertação ou exposição, argumentação informação e injunção.
•Narração: Baseia-se em fatos, personagens, tempo espaço. Há uma relação de anterioridade e posterioridade entre os fatos narrados e, frequentemente, esses fatos mantêm entre si uma relação de causa e efeito. Por isso, muitas vezes, a ordem em que se enunciam os fatos é relevante importância na sequência narrativa.
Exemplos: Contos; fabulas; crônicas; romances; novelas; depoimentos; piadas; relatos e etc.
•Descrição: Enumera aspectos físicos ou psicológicos, em simultaneidade. Nenhum dos fatos, ou informações, é necessariamente anterior a outro. Por isso, a inversão na ordem dos enunciados não altera a imagem descrita.
Exemplo: retrato, anúncio classificado, lista de ingredientes de uma receita, guias turísticos, listas de compras, legenda, cardápio, entre outros
•Dissertação: Organiza-se sempre em torno de uma idéia central, para qual ideias secundarias servem de apoio.Caracteriza-se por analisar e interpretar fatos ou dados de uma realidade, usando para isso conceitos abstratos. A classificação de um texto dissertativo encobre características textuais de duas naturezas: expositivo e argumentativo.
Exemplo: manifesto sermão, ensaio, editorial de um jornal, crítica, monografia, redações dissertativas, tese de doutorado etc.
•Injunção: É utilizado no emprego de um chamamento ou uma instrução, oral ou escrita. Pode vir frequentemente no modo imperativo ou em forma interrogativa.
Exemplo: Previsões do tempo, receitas culinárias, manuais, leis, bula de remédio, convenções, regras e eventos. Gêneros Textuais
São realizações lingüísticas concretas definidas por propiedades sociocomunicativas; é a situação de