Tipos psicológicos
1. Abstract
O período da adolescência é caracterizado por crescimento físico e desenvolvimento rápidos, com aumento da necessidade de nutrientes. Além destas, características como a crescente independência, alterações psicológicas, busca de autonomia, definição da própria identidade, influência de amigos, demandas escolares e de trabalho, pressões e modificação das preferências alimentares, rebeldia contra os padrões familiares fazem deste um grupo de risco nutricional. Devemos também considerar os fatores de risco para a saúde do adolescente, como o tabagismo, uso de álcool, sedentarismo, excesso de esportes, uso de drogas, hábito de fazer dieta, problemas familiares, como separação ou morte dos pais, gravidez e comportamento alimentar inadequado.
A preocupação, neste período, com a prevenção da saúde relacionada a estes fatores de risco praticamente não existe, devido ao senso de invencibilidade e indestrutibilidade do adolescente.
A supervalorizaçao da imagem corporal e a preferência da nossa sociedade por mulheres magras podem resultar em padrões alimentares restritivos e ingestão inadequada de nutrientes e energia. A busca frenética por padrões de beleza e imagens idealizadas, reforçada pela mídia, pode desencadear transtornos alimentares.
Algumas patologias que antes só se manifestavam em adultos ou idosos vêm sendo encontradas em adolescentes, como o diabetes do tipo II, doenças cardiovasculares, osteoporose e outras. Isto ocorre, principalmente, por causa da alimentação e do estilo de vida inadequados. Estas doenças podem ser prevenidas precocemente, se houver intervenção dos profissionais de saúde junto aos grupos de risco.
Portanto, é importante que os adolescentes, especialmente aqueles