Resenha
| |
INSTITUTO SUPERIOR DE DUCAÇÃO Mantido pelo CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
Professora: Aracy Ribeiro Dias
Disciplina: Literatura Brasileira V
Curso: Licenciatura em Letras – Inglês / Português e suas Respectivas Licenciaturas
Período: 6º Semestre
Aluna: Andréa Fernanda Ribeiro Oliveira
Data: 11/03/2011
Resenha: Ruptura nos anos 1950-1960
A seguinte resenha tem como objetivo mostrar o panorama da sociedade nos anos 50 e 60.
Historicamente os anos 50 e 60 foram marcados pelas grandes mudanças tecnológicas, culturais e comportamentais, como o capitalismo nos Estados Unidos, o Pós-Guerra que acabou levando várias pessoas a migrarem para outros países e tendo que levarem suas culturas para países desconhecidos e terem um vida de completa incerteza.
Sob ameaça direta dos Nazistas e o temor do eixo do mal, vive-se um período de incerteza e por causa dessa tensão o povo não consegue expressar explicitamente seus sentimentos.
Nesta década o Brasil inicia os primeiros passos para entrar no caminho do desenvolvimento econômico. Foram anos de intensa movimentação política culminando com a chegada de Juscelino à presidência, prometendo modernizar o Brasil e de Getúlio que sai da vida para passar para história em 1954.
Os grupos sociais começam a se organizar em associações, grêmios estudantis, sindicatos e partidos dando assim início ao que seriam as grandes mudanças ocorridas nesta década.
Essas mudanças ocorreram principalmente no campo político iniciando com o Golpe Militar e o fim da ditadura que cerceava toda a forma de comunicação, pois o povo não mais suportando essa situação resolve se levantar contra todo o sistema que o vem oprimindo, surgindo assim alguns movimentos como: o Tropicalismo e a Bossa Nova que foi um importante movimento cultural brasileiro que traz com suas músicas e letras ousadas uma forma do povo falar contra todos esses movimentos