Tipos Psicológicos por Jung
Definição do conceito
Jung elaborou a teoria segundo a qual existem quatro de tais meios ou funções do ego; cada uma das quais podem ser orientada por uma atitude introvertida ou extrovertida. Jung relata que o ego tem uma tendência inata, genética, para preferir um determinado tipo de combinação de atitude e função e para confiar secundariamente numa outra combinação de atitude e função para confiar secundariamente numa outra combinação complementar para equilíbrio, com uma terceira e uma quarta ficando menos usadas e, por conseguinte, menos acessíveis. As combinações constituem o que ele designa por tipos psicológicos
2) Quais as atitudes e suas características.
R: As atitudes, extroversão e introversão, são formas psicológicas de adaptação do indivíduo ao mundo, quer seja exterior ou interior. Elas não podem existir ao mesmo tempo na consciência, mas podem alterar-se.
Na extroversão, uma atitude objetiva, o indivíduo foca sua atenção no ambiente externo, adaptando-se com mais facilidade ás situações do mundo exterior, pois se preocupa em inteirar-se com as coisas e com as pessoas.
Já na introversão, que é uma atitude subjetiva, esse direcionamento se dá para o mundo interior e para os seus processos internos, o que torna esse indivíduo introspectivo e retraído.
Características da extroversão:
O movimento da libido se dá em direção ao mundo exterior
O objeto e a realidade exterior são de vital importância
Tem uma natureza saliente e franca
Adapta-se com facilidade ás situações diversas
Tem medo" do que está dentro"
Gosta de viajar, encontrar novas pessoas conhecer novos lugares
Para o extrovertido, o introvertido é um chato negativo.
Características da Introversão:
O movimento da libido se dá em direção ao mundo interior
A realidade interior é de vital importância
Tem natureza vacilante, meditativa e isolada
Recua diante das situações e está sempre na defensiva
As forças motivadoras vem de fatores