Tipos logicos de pesquisa em artigos cientificos
Túlio Henrique Teixeira Silva
524529
Resumo
Existem inúmeras classificações para artigos científicos de acordo com a especificidade da área pesquisada. Mas levando em consideração a raiz lógica de cada pesquisa, basicamente, têm-se três tipos lógicos, são eles: pesquisas em que não há a necessidade de hipóteses, pesquisas em que há a necessidade de hipóteses, e essas podem ser através de associação ou através de interferência.
Objetivo
Verifica-se em uma pesquisa de cunho científico, a necessidade de se responder a alguma pergunta. Esta pergunta determina o tipo lógico da pesquisa, podendo ela necessitar de hipóteses ou não. Determinar qual o tipo lógico de uma pesquisa é absolutamente importante, já que sabendo este tipo lógico, o cientista saberá qual o caminho seguir para conseguir responder a pergunta em estudo.
Discussão
Quando esta pergunta não necessita de hipóteses, o primeiro passo é fazer uma pesquisa de campo e coletar os dados para a resposta. Já quando é necessário haver hipóteses, primeiramente é imprescindível verificar se a relação existente entre os objetos de estudos tem uma associação simples ou uma associação em que um objeto tem alguma influência sobre o outro ou, em algum caso mais restrito, os dois se influenciam. Após verificar isto é necessário criar hipóteses que respondam a pergunta em estudo. Se esta pergunta necessita de hipóteses e tem uma associação simples, a própria pergunta te leva ao que se tem que coletar para ter a resposta, caso contrário, se ela for uma pergunta com objetos que se influenciam, as suas hipóteses te levam à resposta.
Conclusão
Definir qual o caminho que a sua pesquisa precisa seguir para se obter uma conclusão sobre o tema, está diretamente ligado ao tipo lógico da mesma. Sendo este definido com antecedência, definir por onde começar se torna algo muito mais prático.
REFERÊNCIAS
VOLPATO, Gilson. Três tipos lógicos de pesquisa.