Tipos Estruturais
Talita Prates Dias Silva
TEÓFILO OTONI
2015
Tipos de Estruturas
Trabalho elaborado com requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Mecânica Geral, no Curso de Engenharia Civil, nas Faculdades Unificadas Doctum de Teófilo Otoni.
Professor (a): Keytiane Iolanda Moura
TEÓFILO OTONI
2015
Estruturas Hipostáticas
As estruturas hipostáticas não são estáveis, não possuem equilíbrio estático, tendo por isso algum movimento. Estas estruturas possuem um número de reações de apoio inferior ao número de equações de equilíbrio estático. Estruturas Isostáticas As estruturas isostáticas são estáveis, contém o número de reações estritamente necessário para impedir o movimento, portanto seu números de reações de apoios é igual ao número de equações fornecidas. As reações estão eficazmente dispostas de forma a restringir os possíveis movimentos da estrutura.
Estruturas Hiperetáticas As estruturas hiperestáticas contém o número de reações superior e estritamente necessárias para impedir qualquer movimento, tornando – as estáveis. O grau de hiperasticidade é igual ao número de ligações que podem ser suprimidas de forma a que a estrutura se torne isostática, assim se deduz que uma estrutura isostática terá um grau de hiperásticidade igual a zero. Essas estruturas na podem ser calculadas apenas com recurso as esquações de equilíbrio da Esatática.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS