Tipos de trabalho mental
Textos Organizados pela Profa. Maria Cristina B.M. Pellini
Traduz a maneira do examinando captar o ambiente, elaborar seus dados e se adaptar à realidade percebida, ou seja, como o indivíduo observa, elabora e comunica o resultado de seu trabalho intelectual.
0 indivíduo necessita estar observando para poder elaborar os fatos percebidos, tanto num trabalho indutivo, concreto, como num raciocínio dedutivo, abstrato, de compreensão dos eventos. Após isso, o indivíduo reage comunicando esse processo, revelando a maneira através da qual se adapta à realidade externa. Naturalmente, nesse processo de trabalho mental, atuam aspectos afetivos, conativos e intelectuais que interferem na compreensão dos fatos e na adaptação à realidade externa.
Cada índice será compreendido individualmente e deverá, quando possível e necessário ser relacionado a outros índices. As expectativas utilizadas na interpretação provêm dos estudos e pesquisas de Aníbal Silveira na população brasileira.
1.1 CAPACIDADE ASSOCIATIVA (R) E TEMPO DE RESPOSTA (T)
1.1.1 R- número de respostas (esperado = 28 a 62 - para o Total)
Traduz a capacidade associativa do examinando, ou seja, sua capacidade de produção intelectual no meio.
R - na média - indica adequada capacidade associativa, de produção.
R( - traduz elevada capacidade associativa. No entanto, é preciso verificar outros dados que podem estar associados à elevação do número de respostas.
R ( sugere rebaixada capacidade associativa, de produção intelectual.
É esperado que o número de respostas nas prs. Coloridas seja maior que nas prs. monocromáticas tanto por ser um aspecto comum encontrado na população amostra, como por ser esperada maior produção e envolvimento nas situações de maior apelo afetivo, logo a interpretação será feita pelo resultado do R total do protocolo se houver maior número de