Tipos de Terapia
Não à toa, desde o século 19 especialistas em diferentes áreas buscam entender a origem destas angústias e a melhor forma de aliviá-las. Seja para tratar doenças mais graves, como a depressão severa ou a esquizofrenia, ou apenas para ajudar a se conhecer melhor, as diferentes correntes de psicoterapia promovem o que muitos chamam de "cura pela palavra". Saber qual o melhor momento para conversar com um terapeuta e qual corrente de psicoterapia escolher são os primeiros passos para iniciar uma intrigante e surpreendente viagem ao interior de si mesmo.
Relacionamentos, a base de tudo
Você namora com uma pessoa cheia de manias, explosiva e que, em muitas situações, o deixa infeliz. Frequentemente, comenta com amigos, familiares e com o próprio parceiro que ele (ou ela) precisa fazer terapia. Mas, você já parou para pensar por que mantém um relacionamento assim? Será que não é você que também precisa de tratamento? Reconhecer os próprios conflitos é o primeiro passo para quem buscar se conhecer melhor e lidar de forma mais madura com a vida.
Conforme a psiquiatra e psicanalista Anette Blaya Luz, presidente da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), o momento de buscar