ESTUDO DO DNA
Este trabalho de pesquisa analisa o conhecimento acerca de DNA e a relação existente entre DNA, RNA, aminoácidos e proteínas.
O que é DNA:
DNA é a sigla para ácido desoxirribonucleico, que é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA.
Os segmentos de DNA que contêm a informação genética são denominados genes, o resto da sequência tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
A estrutura da molécula de DNA foi descoberta conjuntamente pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick em 1953, e nove anos depois foram agraciados com o Prêmio Nobel de Medicina. A estrutura descoberta em 1953 pelos cientistas Watson e Crick, a conquista abriu os horizontes para o entendimento sobre os seres vivos, como por exemplo, como uma célula produz substâncias como a insulina, e qual aparato para essa realização, vários conhecimentos sobre a ação dos nossos genes foram descobertas e com isso o entendimento sobre doenças e características dos organismos, assim como ação de substancias química na estrutura dos seres vivos como a ação de teratogênica que ocasionar mutações, essas em que sua definição geral pode ser qualquer alteração no material genético, podendo ser somente uma alteração estrutural, como uma base nitrogenada ou um segmento do cromossomo, ou também podem ocorrer alterações denominadas de numérica essa relacionadas a erros na divisão celular na formação de gametas, por exemplo, o que ocorre na síndrome de Dowm quando dá existência de um indivíduo com trissomia do cromossomo 21.
Com exceção de gêmeos univitelinos, o DNA de cada indivíduo é exclusivo, cada ser humano possui duas formas de cada gene, uma que recebe da mãe outra que recebe do pai. Mesmo sendo a maioria dos genes