Projeto de pesquisa
O estudo da Ciência Forense tem grande importância na área de extração de DNA por auxiliar a solução de investigações criminais, identificação legal da vítima, determinação de paternidade, culpabilidade de criminosos, etc. Assim, cada vez mais este seguimento de pesquisa tem desenvolvido-se para suprir casos como os citados anteriormente. Para tanto, a análise de DNA mitocondrial tem se mostrado muito eficiente pois carrega a herança materna. O cromossomo Y, por sua vez, carrega a herança masculina.
Dessa forma, para que haja sucesso nas investigações, reconhecimento de corpos e na determinação de paterninade, é preciso que alguns cuidados na cadeia de custódia e na preservação do material biológico sejam tomados, de forma que as amostras estejam corretamente acondicionadas no transporte, coleta e armazenamento. Assim, as análises serão feitas por meio da coleta de ossos, unhas e fluidos corpóreos, como o sangue, sêmen, saliva, urina e outros fluidos ou tecidos biológicos que possam ser utilizados como fonte de DNA. Ademais, existem áreas que apresentam variações entre indivíduos que representam o polimorfismo de DNA. O estudo do polimorfismo de DNA permite que se construa um perfil genético muito especifico para cada ser analisado. Além disso, o DNA possui grande estabilidade química, mesmo após um longo período, e está presente em todas as células nucleadas dos organismos, permitindo a analise do tecido, mesmo que morto. A análise do DNA mitocondrial, por sua vez, é aplicada em situações de identificação de linhagens maternas e em situações em que não é possível analisar o DNA nuclear ( fios de cabelo sem bulbo), como quando não há material genético adequado ou suficiente, ou quando o material está degradado.
Assim, o objetivo deste artigo é mostrar, por meio de revisão de literatura, a utilização das técnicas relacionadas às Ciências Forenses