tipos de solos
DEFINIÇÕES E TIPOS DE ESTRUTURAS; AMOLGAMENTO.
1- CONCEITO
Estrutura do solo refere-se “ao agrupamento ou arrumação das partículas de solo” .Em outras palavras, estrutura diz respeito a combinação das partículas primárias do solo em partículas secundárias ou agregados ou “pedos”.
2- IMPORTÂNCIA DA ESTRUTURA DO
SOLO
A textura do solo depende da proporção de areia, do silte (ou limo), ou argila na sua composição e disposiçao . Isso influencia na:
taxa de infiltração da água ;
armazenamento da água ;
aeração ;
facilidade de mecanização;
distribuição de determinados nutrientes (fertilidade do solo).
E na engenharia civil: As percentagens de argila, silte e areia mudam bastante ao longo da extensão de um terreno. A maneira em que esses diferentes tipos de grãos se distribuem é de extrema importância na disseminação da água no solo. A textura modifica o movimento da água.
3- ORIGEM DA ESTRUTURA DO SOLO
Origina-se através da agregação por floculação de colóides e por processos de expansão-contração das partículas do solo:
Agregação por floculação dos colóides:
Neutralização das partículas, abaixamento do potencial elétrico, não há mais repulsão, as partículas tendem a se unirem.
Expansão – contração:
É simultâneo ao anterior. Ocorre com o processo de umedecimento e secagem do solo, provocando uma quebra na massa do solo. Em consequência melhora a formação dos agregados cada vez que isto ocorre. Em solos bem estruturados não há quebras de agregados, somente nos planos de fraqueza.
3.1- FATORES QUE INFLUENCIAM NO
DESENVOLVIMENTO DA ESTRUTURA.
1. Matéria orgânica : atuam como agente cimentante, ocorre mais nos horizontes superficiais. Solos sob florestas têm uma estrutura bem desenvolvida. 2. Sistema radicular: a ação mecânica do sistema radicular “quebra” a massa do solo, separando as massas que tendem melhor se agregar.
As gramíneas são mais eficazes devido terem raízes