Tipos De Sistemas Operacionais
1.1 Sistemas Operacionais para Servidores:
Para atender a necessidade de gerenciar diversos usuários a versão do sistema operacional para servidor escolhida é a Windows Server 2012 Standard®. é um sistema Monousuario Multitarefa, e possui arquitetura 64bits. Possui diversos recursos de gerenciamento entre eles:
Numero ilimitado de usuários e dispositivos.
Gerenciamento de usuários e grupos através do AD (Active Directory).
Compartilhamento de arquivos e pastas através do servidor de arquivos.
Restrição de acesso a pastas de outros usuários.
Distribuir Ip’s automaticamente através da função DHCP.
Instalar softwares necessários nas máquinas clientes através de GPO (Politica de grupo)
Gerenciar impressões por usuários.
Para realizar o bloqueio de determinados conteúdos e permitir acesso a sites que são essenciais para o aprendizado, utilizaremos a distribuição Ubuntu Server 14.04 integrado com Windows Server para autenticação proxy. Esta distribuição tem como vantagem ser um sistema open source (Código aberto) que é distribuída gratuitamente, diferente das versões da Microsoft que devem ser compradas para se utilizar. Ele é um sistema baseado em UNIX, multiusuário multitarefa que pode ser utilizado em diversos terminais ao mesmo tempo.
1.2 Sistemas Operacionais para estações de trabalho:
Para suportar o ambiente estudantil utilizaremos em parte das maquinas dos alunos o sistema Microsoft Windows 8.1, na versão Enterprise, com arquitetura 32bits. Esta versão garante melhor gerenciamento através do servidor e é fácil de ser utilizada, pois apresenta um conteúdo gráfico muito simples e agradável. E devido a arquitetura não exigir um hardware avançado, podemos utilizar maquinas menos potentes, porém que irão atender completamente ao uso dos alunos. Para outra metade das máquinas dos alunos utilizaremos a distribuição Linux Edubuntu 12.04 LTS. É um sistema de arquitetura 32bits com suporte a conteúdo multimídia e voltado ao aprendizado,