Tipos de sistemas operacionais
Inicialmente descrito no trabalho Feo e Resende (1989) GRASP “que é um algoritmo comumente aplicado a problemas de otimização combinatória” teve sua relevância atestada para a literatura por diversos autores que aplicaram o meta-modelo GRASP a diferentes problemas de otimização combinatória. O mesmo consiste em criar uma solução inicial e depois efetuar uma busca local para melhorar a qualidade da solução, e assim utilizar a busca local apenas para pequenas melhorias, assim sendo dito construtivo, e tendo nisso o seu diferencial para com outros algoritmos como a busca tabú e os algoritmos genéticos que valem-se de estratégias com grande ênfase na busca local.
GRASP
A metaheurística GRASP (Greedy Randomized Adaptive Search Procedure) é um algoritmo comumente aplicado a problemas de otimização combinatória. Como diversos métodos construtivos, a aplicação do GRASP consiste em criar uma solução inicial e depois efetuar uma busca local para melhorar a qualidade da solução. Seu diferencial para outros métodos está na geração dessa solução inicial.
Filosofia do GRASP
Enquanto outros algoritmos como a busca tabú e os algoritmos genéticos valem-se de estratégias com grande ênfase na busca local, o GRASP é dito construtivo por privilegiar a geração de uma solução inicial de melhor qualidade, para utilizar a busca local apenas para pequenas melhorias.
A estratégia de construção de uma solução no GRASP consiste na definição de um critério de avaliação dos elementos que podem ser inseridos em um conjunto que, ao final do processo, será uma solução para o problema de otimização que se pretende resolver. Esse critério adapta-se à solução já construída, de forma que a valoração dos elementos muda durante a construção da solução. Entretanto, esse critério não é tomado como referência absoluta para a decisão do próximo elemento a ser inserido, havendo uma escolha aleatória entre os melhores elementos a cada iteração. Os padrões GRASP englobam uma série de