Doenças na Membrana Plasmática
Essa membrana celular é formada por proteínas transmembranares.
Algumas doenças podem atingir a membrana celular. Essas doenças podem ser muito perigosas e agressivas e todas têm origens genéticas. São doenças que trabalham contra as proteínas do corpo, que são essenciais para os canais iônicos e para os receptores do interior da membrana.
As doenças que atingem a membrana plasmática atrapalham as funções das células. Uma dessas doenças é a fibrose cística, ou mucoviscidose. Essa doença genética hereditária é caracterizada por uma alteração autossômica recessiva. Isso quer dizer que acontece a ausência de uma sequência de três nucleotídeosno cromossomo de número 7 dos seres humanos.
Essa doença resulta num distúrbio da síntese de uma proteína inserida na bicamada lipoproteica celular, na membrana plasmática. O problema afeta a capacidade de transporte de água e sais minerais em tecidos orgânicos das vias respiratórias.
Essa A membrana plasmática é uma fina película lipoproteica, que delimita o citoplasma das células vivas. doença afeta o funcionamento metabólico das glândulas exócrinas. Os sintomas são secreção e fluido viscoso nas vias aéreas, dificuldade da passagem de ar pelos pulmões, infecções crônicas no aparelho respiratório e problemas no aparelho digestório e reprodutor.
O tratamento da fibrose cística é feito com suplementação de enzimas pancreáticas, reposição de vitaminas, antibióticos e exercícios respiratórios fisioterápicos.
Doenças na membrana celular põem a vida em risco, e são de natureza genética. Geralmente trabalham contra as proteínas do nosso corpo, que são fundamentais para os canais iônicos e diferentes receptores no interior da membrana. Estas doenças trabalham atrapalhando as funções normais das células, ou simplesmente afetando a membrana celular. Muitas dessas doenças contêm outros componentes também.
Doença da membrana hialina
Comumente associada com bebês prematuros, a