Tipos de sistemas operacionais
Os sistemas operacionais pode se classificar da seguinte maneira:
Tipos de Sistemas Operacionais o O ambiente mais simples é aquele onde um usuário executa um aplicativo de cada vez. o O sistema operacional permite que apenas um programa (tarefa seja executado de cada vez). o Qualquer outra aplicação, para ser executada, deveria aguardar o término do programa corrente; o Não existe o problema da concorrência
o Ex. MS-DOS Monotarefa / Monoprogramação o Os sistemas Multitarefas ou multiprogramáveis permitem que mais de uma tarefa (processo) seja executado ao mesmo tempo pelo processador. o Objetivo: Tornar máquina mais produtiva utilizando ao máximo os recursos do sistema, como processador, memória e periféricos.
o EX. Win95/98/ME/XP/NT/2000/2003, o LINUX, UNIX, o OS/2, o MACOS
Multitarefa / Multiprogramação (Monousuário) o Os sistemas multitarefas podem ser classificados em sistemas cooperativos e preemptivos, de acordo com a forma de gerenciar o tempo de processamento e os recursos disponíveis.
Multitarefa (Monousuário) o Multitarefa Cooperativa: O Sistema Operacional define, para cada programa ou processo, uma parcela de tempo em que ele terá a atenção do sistema operacional e do hardware. Ex. Windows3.1 o Multitarefa Preemptiva: O Sistema Operacional define prioridades conforme a necessidade de cada programa ou processo.
Multiprogramaveis / Multitarefa o Os programas em lote (batch programs) dominaram a computação desde a década de 1950 até o começo da década de 1970. o Os comandos para compilar ou executar os programas ou para acessar arquivos de dados, eram codificados em cartões perfurados, que eram então colocados em uma leitora de cartões para que o SO pudesse lê-los e interpretá-los seqüencialmente. o Hoje o