tipos de sistema operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS PARA SERVIDORES
Eles são executados em servidores, que são computadores pessoais muito grandes, em estações de trabalho ou até mesmo em computadores de grande porte. Eles servem múltiplos usuários de uma vez em uma rede e permitem- lhes compartilhar recursos de hardware e de software. Servidores podem fornecer serviços de impressão, de arquivo ou de web. Provedores de acesso à internet utilizam várias maquinas servidoras para dar suporte aos seus clientes sites da web usam servidores para armazenar páginas e tratar requisições que chegam. Sistemas operacionais típicos de servidores são Solaris, FreeBSD, Linux e Windows Server.
Windows Server da Microsoft
Com o Gerenciador de Recursos do Sistema do Windows para o sistema operacional Windows Server® 2008 R2, você pode gerenciar o processador do servidor e o uso da memória com diretivas de recursos personalizadas ou padrão. O gerenciamento dos recursos pode ajudar a garantir que todos os serviços fornecidos por um único servidor estejam disponíveis de modo uniforme ou que os recursos sempre estarão disponíveis aos aplicativos, serviços ou usuários de maior prioridade.
Como o Windows Server 2008 R2 foi designado para oferecer o máximo de recursos possíveis às tarefas que não sejam do sistema operacional, um servidor executando uma única função geralmente não requer gerenciamento de recursos. Porém, quando vários aplicativos e serviços estão instalados em um único servidor, eles não têm conhecimento dos processos concorrentes. Em geral, um aplicativo ou serviço não gerenciado usará todos os recursos disponíveis para realizar uma tarefa. Dessa forma, é importante usar uma ferramenta como o Gerenciador de Recursos do Sistema do Windows para gerenciar os recursos do sistema em servidores com várias finalidades. O uso do Gerenciador de Recursos do Sistema do Windows oferece dois benefícios principais:
Mais serviços podem ser executados em um único servidor porque a