Contabilidade
Este trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos da Contabilidade de Custos, sistema de custos, classificação, definição e apropriação de custos. Afim de esclarecer e auxiliar na administração da organização, com as informações fornecidas através da Contabilidade, possibilitando uma analise e melhor execução de seu trabalho.
2. METODOLOGIA
O método de abordagem para o desenvolvimento deste trabalho foi baseado em aulas ministradas pelo professor em sala de aula, com o auxilio de apostilas, exercícios, discussões sobre o assunto e materiais extras extraído de livros.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1 Princípios contábeis aplicados a Contabilidade de Custos
Principio da competência: As receitas, as despesas e os custos devem ser reconhecidas na apuração do resultado do período a que pertencerem, independentemente do pagamento.
Principio da uniformidade: Diz que os critérios aplicados num período, nos registros contábeis e nos levantamentos deles decorrentes, devem ser mantidos nos períodos subsequentes. Entretanto, em certas circunstâncias, havendo mudança de critérios, o seu efeito deve ser divulgado nas demonstrações financeiras. Princípio da materialidade: Esse principio desobriga de um tratamento mais rigoroso aqueles itens cujo valor monetário é pequeno relativamente aos gastos totais. Alguns pequenos materiais de consumo, por exemplo, precisariam ser contabilizados como custo na medida em que fossem utilizados no processo produtivo; mas por possuírem valores irrisórios, normalmente são incorporados e totalmente registrados como custo no período e de sua aquisição, simplificando o procedimento por se evitar se controle e baixa por diversos períodos.
3.2 Sistemas de Custos
A contabilidade de custos consiste na aplicação da técnica contabilística aos fenómenos internos da empresa, que ocorrem na área da produção, comercial, administrativa, financeira (de acordo com o POC-Plano Oficial de