Tipos de Samba
Samba de Roda: É um dos primeiros tipos de samba a ser descrito individualmente. Seu conjunto instrumental não é fixo, mas de modo geral é composto por violas, pandeiros e instrumentos como prato e faca, garrafas ou pedaços de madeira, ditos idiofones.
Samba-de-breque: Samba de ritmo acentuadamente sincopado, com paradas súbitas chamadas breques.Variante do samba-choro nasceu em meados da década de 1930. Seu maior difusor foi Moreira da Silva, falecido em 2000.
Samba-canção: Samba cuja ênfase musical recai sobre a melodia, geralmente romântica e sentimental, contribuindo para amolecer o ritmo, que se torna mais contido. Modalidade surgida na década de 1920 e firmada na década seguinte.
Samba-carnavalesco: Nomes genéricos atribuídos aos sambas compostos e lançados com a intenção de ouvi-los e dançá-los durante as festas de Carnaval.
Samba-choro: Melodia que aproveita o fraseado instrumental do choro e o une ao batuque do samba. Surgiu no início da década de 1930, ao que tudo indica a partir da composição Amor em Excesso gravada em 1932, em disco cujo selo só trazia a indicação: choro.
Samba-enredo: Modalidade de samba criado por compositores componentes de escolas de samba do Rio de Janeiro, a partir do início da década de 1930, cuja letra deve compreender o resumo poético do tema histórico, folclórico, literário, biográfico ou mesmo de criação livre, que for escolhido para enredo ou assunto da apresentação da escola de samba em seu desfile-espetáculo diante do público.
Samba de Gafieira: Modalidade de samba de ritmo sincopados, geralmente apenas instrumentais, feitos para dançar, criado durante a década de 1940 pelas orquestras de salões de danças públicas (gafieiras, dancings, cabarés). Na verdade, não sendo um gênero, mas forma especial de tocar o samba para dançar, o samba de gafieira revela principalmente em sua forma instrumental. A dança do samba de gafieira carioca é fortemente influenciada pelo tango argentino.
Samba de Morro: Samba