o samba e seus diferentes tipos
Componente: Mariana Barbosa
Série: 7Ano Turno: Matutino Disciplina: Ed.Fisica
Professora: Gildete Braga
O Samba
Santa Inês-Ba
Agosto 2014
Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães
Ed.Fisica
Santa Inês-Ba
Agosto 2014
Sumário
1.0 Introdução
O samba é uma manifestação artística símbolo de um Brasil cultural, mestiço e alegre. É o ritmo que representa a nossa maior festa popular, o carnaval. Como música, o samba se desenvolveu muito no decorrer da história, mas para entender sua alma precisamos buscar suas origens.
O samba foi registrado em 1838 e teve como influência a modinha, o maxixe e o lundu. É um gênero musical derivado das raízes africanas, identificado pela primeira vez na Bahia. Somente na segunda metade do século XIX, com a imigração de escravos para a então capital, o Rio de Janeiro começou a conhecer o samba.
Nas favelas, núcleo de uma mistura de povos, nasceu o cenário trazido pelas Tias Baianas. Suas casas foram o palco das festas, dos terreiros e do ritmo marcado no pandeiro, no prato, na faca e na palma da mão. Foi entre umbigadas e pernadas de capoeira que a música surgiu, que os versos e refrões foram criados e que o samba mostrou sua cor.
No início do século XX, Noel Rosa, Cartola e Donga adotaram o samba, que ganhou uma temática romântica. Em 1917 o primeiro samba foi gravado, e Donga lançou a música Pelo Telefone. O ritmo começou a se difundir, e novos compositores como Pixinguinha surgiram no cenário.
2.0 DESENVOLVIMENTO
2.1 Principais tipos de samba:
2.1.1 Sambalanço
Surgiu nos anos 50 em boates de São Paulo e Rio de Janeiro. Um dos mais significativos representantes do sambalanço é Jorge Ben Jor, que mistura também elementos de outros estilos. O sambalanço recebeu muita influência do Jazz.
2.1.2 Samba-enredo
Surge na década de 1930. O tema está ligado