Samba
Sumário
INTRODUÇÃO 5
CAPÍTULO 1 – ORIGEM DO SAMBA 6
CAPÍTULO 2 – HISTÓRIA DO SAMBA 7
CAPÍTULO 3 – SAMBA 9
Subcapítulo 3.1. Samba como música 9
Subcapítulo 3.1.1. Instrumentos do samba 9
Subcapítulo 3.2. Samba como dança 10
CAPÍTULO 4– PRINCIPAIS TIPOS DE SAMBA 11
CAPÍTULO 5– RECONCA-RIO 14
CAPÍTULO 6– PRINCIPAIS ARTISTAS 15
CAPÍTULO 7– VESTIMENTAS TÍPICAS 21
CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS 23
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem o objetivo de mostrar um gênero musical e um tipo de dança de raízes africanas surgido no Brasil e é tido como o ritmo nacional: o samba. Considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras, o gênero se transformou em símbolo de identidade nacional.
CAPÍTULO 1– ORIGEM DO SAMBA
O samba teve sua origem na Bahia, no século XIX, das misturas de ritmos africanos e brasileiros. Porém foi nas primeiras décadas do século XX, no Rio de Janeiro, que o samba nasceu e desenvolveu como uma forma de dança, acompanhada por pequenas frases melódicas e refrãos de autoria anônima, divulgada por negros que migraram da Bahia e instalaram-se nos bairros cariocas da Saúde, Gamboa e arredores da Praça Onze (Nova Cidade).
A baiana Hilária Batista de Almeida, a “Tia Ciata”, era uma “quituteira” da Praça Onze, lugar onde concentrava os negros mais pobres. Vendia doces de tabuleiro com a vestimenta típica de baiana e abria sua casa para políticos, figurões da sociedade, autoridades civis e militares, e jornalistas que se deleitavam com a comida baiana e o som do “pagode”.
Por estar ligado à cultura africana, o samba era malvisto pela sociedade e perseguido como “caso de polícia”. As camadas mais populares (maioria pessoas negras e mulatas) foram “empurradas” pela política de modernização e saneamento do Rio de Janeiro para os morros e bairros distantes do centro, levando, assim, o samba para os morros e favelas.
O samba consolidou-se como música popular entre a maioria