tipos de resumo
Conceito: O resumo é a apresentação de um a síntese bem clara e concisa das idéias principais da obra ou do texto.
Características:
- Não é um sumário ou índice das partes que compõem a obra, mas sim a exposição abreviada de idéias;
- Não é uma transcrição como no fichamento de citação, ou seja, o resumo deve ser realizado com as próprias palavras do leitor;
- Não deve ser extenso, apenas apresentar as idéias principais;
- Não precisa obedecer estritamente a estrutura da obra;
Tipos de resumo
Indicativo ou descritivo – Acontece quando se faz referencia as partes mais importantes, componentes do texto. Utiliza frases curtas, cada uma correspondendo a um elemento importante da obra. Não é uma simples enumeração de palavras, sumário ou índice do trabalho. Não dispensa a leitura do texto completo, pois apenas descreve sua natureza, forma e propósito.
Informativo ou analítico – Contém todas as informações principais apresentadas no texto e permite dispensar a leitura. É mais amplo do que o indicativo ou descritivo. Tem a finalidade de informar o conteúdo, apresentar as principais idéias do autor, salientando os objetivos e o assunto; os métodos e as técnicas; e os resultados e as conclusões. Não deve conter comentários pessoais, julgamentos, nem críticas, utilizando-se as próprias palavras de quem fez o resumo. Deve ser seletivo e não a mera repetição de todas as idéias contidas no texto, composto de uma sequência corrente de frases concisas. Ao final do texto devem-se indicar as palavras chaves, assim como evitar as expressões: o autor disse, o autor falou, a seguir, entre outras. Ou seja, todas as palavras supérfluas. Deve-se dar valor à forma impessoal.
Crítico – acontece quando se formula um julgamento sobre trabalho, é a crítica no que se refere aos aspectos metodológicos do conteúdo; do desenvolvimento da lógica da demonstração; da técnica de apresentação das idéias principais. Não pode haver citações.
Semelhanças e