concreto armado
Na construção civil, a escolha do material a ser utilizado na estrutura vai levar em conta vários aspectos que geralmente são especificados no projeto arquitetônico, como por exemplo, largura dos vãos, ou a própria forma da estrutura.
O Concreto Armado é um dos materiais mais usuais na construção civil, pois a sua plasticidade permite que seja trabalhado em várias formas e é de fácil execução. Mas para garantir a qualidade e padrão das estruturas é necessário corresponder às normas que lhe abrangem durante o processo de planejamento e execução.
O objetivo deste trabalho é a pesquisa da execução de estruturas de concreto armado e mostrar como são realizadas as etapas dentro do canteiro de obras, a partir de informações colhidas em visitas técnicas a uma obra que utiliza estruturalmente o concreto armado moldado in loco.
ETAPAS DE EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO
1. PLANEJAMENTO
O planejamento e um processo gerencial que envolve a definição de metas e determinam-se processo para atingi-la. Definem-se as atividades e suas responsabilidades, são analisados projetos das áreas envolvidas, e definem-se especificações, normas técnicas e orçamentos. E também nesta etapa que estipulam-se prazos, quais serão os recursos necessários e quais as técnicas e ferramentas para executar o planejamento.
2. LOCAÇÃO
A locação da obra é o processo de transferência da planta baixa do projeto da edificação para o terreno, ou seja, os recuos, os afastamentos, os alicerces, as paredes, as aberturas etc.
Na fase de execução da locação da obra deve se adotar o máximo rigor possível. A presença do Engenheiro Civil nesta fase deve ser constante. E importante lembrar que os elementos de locação deverão permanecer na obra por um tempo razoável, até que se possa transferir para a edificações os pontos de referência definitivos.
Existem alguns procedimentos que antecedem a locação da obra:
Procedimentos que antecedem a locação da obra:
- o terreno