Concreto Armado
R – Aplica-se às estruturas de Concreto Simples, Armado e Protendido. A NBR 6118/03 introduziu uma mudança na questão de resistência à compressão nas estruturas de concreto armado, que é a das estruturas de concreto terem que ser projetadas e construídas com concreto C20 (fck = 20 MPa) ou superior.
2 – Definir conceitualmente o concreto armado.
R – O concreto é um material que apresenta alta resistência às tensões de compressão, porém, apresenta baixa resistência à tração. Assim sendo, o concreto armado é a união do concreto simples e de um material resistente à tração (envolvido pelo concreto) de tal modo que ambos resistam solidariamente aos esforços solicitantes..
Concreto armado = concreto simples + armadura + aderência
3 – O que são armaduras passivas e ativas?
R – Armaduras passivas: é o concreto armado, o que significaque as tensões e deformações nela aplicadas devem-se exclusivamente aos carregamentos aplicados nas peças onde está inserida.
Armaduras ativas: consiste em um alongamento inicial que é obtido numaarmadura com a aplicação de uma força chamada “força de protensão” , que traciona e alonga as barras de aço, sendo essa armadura com alongamento inicial.
4 – Em que instante ocorre a primeira fissura numa viga fletida?
R – Consiste no trabalho conjunto, solidário entre o concreto e a armadura fica bem caracterizado na análise de uma viga de concreto simples (sem armadura), que rompe bruscamente tão logo aparece a primeira fissura, após a tensão de tração atuante alcançar e superar a resistência do concreto à tração.
5 – Enumere vantagens e desvantagens do concreto armado. Na sua opinião, qual é a desvantagem? Justifique.
R –