tipos de processo construtivo
Sistema onde estacas, vigas, pilares, laje e paredes podem ser entregues prontas para a montagem no canteiro de obras, o que pode reduzir o tempo de execução da estrutura física da obra em até 50% - as fundações sempre recebem cuidados especiais. Utilizamos o sistema pré-moldado principalmente em obra industriais, associado com estruturas metálicas para coberturas. Também estamos utilizando lajes pré-moldadas de concreto juntamente com alvenaria estrutural.
Estruturas metálicas
Sistema bastante utilizado em construções industriais, baseado em estruturas de aço resistentes, fabricadas e montadas por profissionais especializados. A construção com o uso de estruturas metálicas apresenta uma série de vantagens, entre elas:
Agilidade da execução da obra, pois precisa de menos tempo de fabricação e montagem;
Não há geração de entulhos como escoramento e fôrmas, deixando a obra mais limpa;
Por serem resistentes, as peças são menores, mais fáceis de transportar e de manusear;
Pode ser desmontada e transferida para outro local, sendo reaproveitada sem problemas;
Facilita o reforço em caso de haver necessidade de aumento de carga, podendo receber o acréscimo de uma chapa em uma viga ou coluna;
É resistente à corrosão atmosférica, desde que alguns cuidados sejam tomados.
Alvenaria estrutural
Sistema que simplifica o processo construtivo, reduzindo etapas e mão-de-obra, com conseqüente redução do tempo de execução.
É possível trabalhar com a montagem e o teste prévio dos projetos antes da instalação final, o que evita desperdícios e improvisos.
Estruturas convencionais com escoramentos metálicos
O sistema substitui, com vantagens, o uso de escoramentos em madeira nas obras, com redução de resíduos e prática mais sustentável.
Conheça os tipos mais usados de escoramento:
Escora e Perfis: composto por escoras, que servirão de postes de apoio para os perfis primários (guias) e barroteados com perfis secundários.