Técnicas em processos Construtivos- Tipos de Fundações
Segundo a NBR 6122/1996, Fundação é por onde é transmitida a carga ao terreno, predominantemente pelas “pressões” distribuídas sob a base da fundação e em a profundidade de assentamento em relação ao terreno é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Existem vários tipos de fundações, são eles: Sapatas Isoladas, Sapatas Associadas, Sapatas Corridas, Radier, Vigas de Fundação e Blocos.
Radier são lajes de concreto armado em contato direto com o solo que captam as cargas dos pilares e paredes, que descarregam sobre uma grande área do solo. Possui aproximadamente 10 cm de espessura e é utilizada em construções de pequenos portes.
Fonte: http://www.lmsp.ufc.br/arquivos/graduacao/fundacao/apostila/03.pdf http://www.ufjf.br/nugeo/files/2009/11/GF04-Considera%C3%A7%C3%B5es-sobre-funda%C3%A7%C3%B5es-diretas-20121.pdf http://pt.wikipedia.org/wiki/Radier
Data: 12/08/2013 – 14:00
Sapata Concreta – Sapata Isolada
Sapata é a parte inferior do alicerce, portanto a mais larga. Pode ser feita de madeira, metal ou concreto. É colocada sob o pilar que suporta o peso da construção ou uma peça de ferro colocada sobre a estaca para facilitar a cravação. É um bloco de concreto armado construído diretamente sobre o solo dentro de uma escavação. A Sapata mais comum é de 6 ou 8 ferros dependendo da resistência requerida, sendo mais barata que o uso de estacas. São usadas em terrenos que apresentam uma boa taxa de trabalho e quando a carga a ser distribuída é relativamente pequena, em geral, são produzidas em forma de pirâmides amarradas umas às outras de cintas ou vigas baldrame. Abaixo de toda sapata sempre deverá ser colocada uma camada de concreto magro (concreto seco, sem função estrutural, que tem finalidade de isolar o fundo da sapata para que o solo não absorva a agua do concreto da fundação.)
Fonte: www.fec.unicamp.br/~almeida/ec802/Sapatas/Sapatas.pdf
pt.wikipedia.org/wiki/Sapata