tipos de poder empresarial
Graças a dois investigadores que estabeleceram uma classificação sobre este assunto (French e Raven, 1959), sabemos que existem diferentes formas de poder e que estas podem encontrar-se tanto nas relações sociais e no mundo do trabalho como nas relações íntimas.
1 – O poder de coacção ou de punição
Possui um poder coercivo se uma pessoa imaginar que poderá puni-la, seja pelo uso da força física seja retirando-lhe os privilégios ou as liberdades.
Geralmente, este tipo de poder é exercido sob a forma de ameaças verbais ou não verbais tais como o franzir de uma sobrancelha. Reencontramo-lo no mundo do trabalho sob a forma de ameaças de rompimento do contrato de trabalho ou de suspensão de funções, se não nos curvarmos perante as regras da organização (ausências, atrasos, etc.). Na família, os sinais de tal poder podem ser evidentes, como é o caso da palmada dada a uma criança. Podem, de igual modo, ser mais subtis quando o seu parceiro amua e deteriora o clima do serão ou ainda quando o priva de relações íntimas.
2- O poder de recompensa
Se algumas pessoas pensam que está em condições de lhes conceder favores, então dispõe, relativamente a elas, de um poder de recompensa. Estas recompensas podem ser muito pessoais, como um sorriso ou o reconhecimento oficial por meio da atribuição da Legião de Honra. Também podem dizer respeito a dinheiro ou a presentes. Na empresa, manifestam-se pelos prémios (de assiduidade, de produtividade) ou por felicitações do superior hierárquico. Nas relações privadas, podem revestir todas as formas que a sua imaginação puder colocar à sua disposição…
Se lhe colocassem a pergunta “qual é a forma de poder que melhor funciona?”, o que responderia? De facto, a eficácia é mais ou menos a mesma. Aquilo que varia assenta na motivação que se encontra na recompensa, mas não tanto na punição. Efectivamente, o poder da recompensa não requer vigilância, estando a pessoa motivada para cumprir aquilo que lhe foi pedido a fim de obter