Tipos de pilhas quimicas
Conhecido também como bateria chumbo-ácida, os acumuladores de chumbo foram desenvolvidos em 1859 por um Francês chamado Gaston Planté. Essa bateria funciona a partir de dois eletrodos, um de chumbo esponjoso e outro de dióxido de chumbo em pó, os dois eletrodos são mergulhados em uma solução de ácido sulfúrico que fica dentro de uma malha de liga de chumbo que é mais resistente a corrosão que o chumbo puro.
Para que comece o processo de semi-reação no chumbo e a redução no dióxido de chumbo, os dois eletrodos são ligados e a transferência de elétrons começa. No caso desta bateria o ânodo é o chumbo” Pb(s) + H2SO4-(aq) + H2O(l) ⇒ PbSO4(s) + H3O+(aq) + 2e-“ e o cátodo é o dióxido de chumbo “PbO2(s) + 3H3O+(aq) + HSO4-(aq) + 2e- ⇒ PbSO4(s) + 5H2O(l)”. A reação entre os dois produz sulfato de chumbo que é insolúvel e adere aos eletrodos,permitindo assim que sua carga seja medida.Cada par de eletrodos tem uma força eletromatriz de 2V.
Uma grande vantagem dos acumuladores de chumbo é que eles podem ser recarregados através de um corrente contínua, que parte do eletrodo do dióxido de chumbo para o chumbo.Essa corrente é um corrente elétrica que faz com que os íons se movam, fazendo assim o processo inverso e regenerando os reagentes. Mas esse processo é um processo forçado ou seja, não espontâneo.
Essas baterias são muito conhecidas, elas são usadas geralmente nos carros para acender os faróis, ligar o rádio entre outras funções.
De acordo com as Normas da CONAMA as baterias devem ser devolvidas para os fabricantes para que eles possam fazer o descarte apropriado para o material. Bateria de níquel cádmio.
Criada depois do acumulador de chumbo, a bateria de níquel cádmio foi a segunda bateria recarregável a ser desenvolvida.Essas baterias são muito usadas em celulares e filmadoras por sua grande durabilidade e capacidade de serem recarregadas milhares de vezes.
Nesta bateria os dois eletrodos se encontram no mesmo recipiente,o cátodo de