Medidas de volume
Medidas de Volume e Transferências de Líquidos
Engenharia Mecânica Noturna (1º Termo)
Roberto Panini
Renan Anhani
Prof. Diego/Milena
Araçatuba – SP
2013
Introdução
Nos trabalhos em laboratório, são usados instrumentos de medidas que possuem volumes de líquidos com valores aproximados como a proveta, e de modo mais grosseiro utilizam-se becheres em escala. Já para medidas volumétricas mais precisas utilizam-se balões volumétricos, pipetas volumétricas e graduadas como também a bureta.
Para efetuar as medidas são empregados vários tipos de aparelhos volumétricos, que podem ser classificados em duas categorias.
1. Aparelhos calibrados para dar escoamento de determinados volumes: pipetas e bureta.
2. Aparelhos calibrados para conter um volume liquido: balões volumétricos.
Objetivo
Adquirir conhecimento prático sobre o manuseio dos instrumentos e equipamentos utilizados, para realização do mesmo em futuras atividades.
Materiais e Reagentes
Água, Balão volumétrico, Bureta, Béquer, Pêra de borracha, Pipeta graduada, Pipeta volumétrica, Proveta, Suporte universal, Tubo de ensaio, Conta gotas entre outros.
Método
Foi ensinado como manusear os equipamentos e de maneira eficiente transferi-los para outros recipientes observando o minisco de modo adequado, evitando assim possíveis erros de medidas ou acidentes.
Resultados e Discussão
O objetivo dos experimentos foi de como manusear e verificar a precisão das vidrarias em ralação as suas medidas e volumes, observando com atenção o seu minisco, sendo usados os seguintes instrumentos.
Suporte universal, bureta, béquer, balão volumétrico, pipeta volumétrica e graduada, conta gotas etc...
Conclusão
Esta pratica possibilitou aos acadêmicos um aprendizado muito importante, pois através da aplicação e observação foi possível evidenciar a margem