Tipos de pesquisas
Os tipos de pesquisa podem ser classificados de várias formas, por critérios que variam segundo diferentes enfoques. Do ponto de vista das Ciências, por exemplo, a pesquisa pode ser biológica, médica, físico-química, matemática, histórica, pedagógica, social etc.
Para cumprir a finalidade de oferecer apenas nações introdutórias, aparece o bastante limitar a classificação da pesquisa quanto a natureza, aos objetivos, aos procedimentos e ao objeto.
Pesquisa quanto à natureza
Quanto a natureza, a pesquisa pode constituir-se em um trabalho científico original ou em um resumo de assunto. Por trabalho científico original entende-se uma pesquisa realizada pela primeira vez, que venha contribuir com novas conquistas e descobertas para a evolução do conhecimento científico. Naturalmente, esse tipo de pesquisa é desenvolvido por cientistas e especialistas em determinada área de estudo.
O resumo de assunto, é um tipo de pesquisa que dispensa a originalidade, mas não o rigor científico. Trata-se de pesquisa fundamentada em trabalhos mais avançados , publicados por autoridades no assunto, e que não se limita à simples cópia das ideias, a utilização de metodologia adequada, bem como no enfoque do tema de um ponto de vista original são qualidades necessárias ao resumo de assunto.
Esse é o tipo de pesquisa mais comum nos cursos de graduação. O resumo de assunto é um tipo de pesquisa que contribui para a ampliação da bagagem cultural do estudante, preparando-o para, futuramente, desenvolver pesquisas mais amplas e trabalhos originais.
Pesquisa quanto aos objetivos
Do ponto de vista dos objetivos da pesquisa, pode-se classifica-la em exploratória, descritiva e explicativa.
a) Pesquisa exploratória
A pesquisa exploratória é o primeiro passo de todo trabalho científico.
São finalidades de uma pesquisa exploratória, sobretudo quando bibliográfica, proporcionar maiores informações sobre determinado assunto; facilitar a