Tipos de pesquisas
O presente trabalho tem como objetivo um resumo sobre os diversos tipos de pesquisas, dentre elas a pesquisas descritivas, bibliográfica, documental, estudo de caso, experimental, quase experimental, histórica, ação e participante.
Tipos de pesquisas
As pesquisas podem ser definidas como processos sistemáticos e bem definidas visando à busca de respostas de problemas cujo homem procura saber e podem se dividir em:
Descritiva
Esta pesquisa se caracteriza pela descrição sistemática de fatos e as características de uma população ou determinada área de interesse usando fatos e com exatidão. É usada no sentido literal de descrição de situações ou eventos, acumulando dados básicos e não procura explicitar relações, testes de hipótese, fazer predições ou outros aprofundamentos. Também pode ser conhecida como “survey” por usar um alto número de variáveis e pouco aprofundada.
Bibliográfica
A pesquisa bibliográfica é uma tipo de pesquisa que exige uma ampla pesquisa e como várias outras parte de um problema teórico, controvérsia acerca de um determinado assunto. É Válido ressaltar que não é a mesma coisa que revisão de literatura cujo este tem com objetivo a análise de diversos estudos a cerca de um determinado tema que se pretende estudar. Não existem regras nas pesquisas bibliográficas, no entanto podem-se realizar algumas tarefas afins de organização do trabalho, tais como: exploração das fontes bibliográficas; leitura de material; elaboração de fichas; ordenação e análise das fichas e conclusões.
Pesquisa Documental
Pode ser definida como aquela feita através de documentos considerados cientificamente autênticos (não fraudados) e tem sido muito usado nas Ciências Sociais. Bem como