Fichamento: Personalidade de Cidades e Marketing de Lugares
O texto “Personalidade de Cidades e Marketing de Lugares” é um artigo sobre a metodologia e os resultados de uma pesquisa realizada a fim de identificar as dimensões das personalidades de 4 grandes cidades brasileiras e relacioná-las ao marketing realizado na promoção de cada uma delas.
1. Introdução e 2. Referencial Teórico
Na introdução e na seção de referencial teórico, os autores discorrem sobre a importância da marca de um destino, e de como ela é afetada pela identidade e pelas diversas características que podemos atribuir ao mesmo destino. Mesmo que a cidade não possua uma marca definida, as pessoas tendem a formar uma imagem específica sobre esse lugar, recaindo na questão de personificar os destinos turísticos.
Os autores explicam a motivação por trás da pesquisa, informando que estudos com a mesma finalidade já foram realizados em países como Japão, Espanha e Alemanha, mas reforçam a necessidade de relacionar as conclusões das pesquisas ao contexto do lugar aonde elas foram realizadas.
A personalidade de uma marca é um objeto de estudo importante porque é a partir dela que as pessoas percebem a marca. Uma coisa interessante a ser lembrada é que, diferente do que acontece com as pessoas, a personalidade de uma marca pode ser mudada de acordo com as experiências que o consumidor tenha com o local caracterizado por essa marca. Todos esses conceitos são de extrema importância pra promoção de uma lugar, uma vez que os profissionais de publicidades podem fortalecer certas características da personalidade dessa marca, tornando o lugar mais atrativo para determinado público-alvo. Além disso, torna-se necessário a construção e manutenção de características únicas a um dado lugar, de modo que o consumidor possa criar uma “associação única e exclusiva” com o destino escolhido.
3. Metodologia
Na seção de