tipos de pesquisa
LAGES, AGOSTO DE 2014
CLASSIFICAÇÃO E TIPOS DE PESQUISA
CONCEITO 1
Para Mattar (1997), as pesquisas podem ser classificadas quanto a natureza das variáveis pesquisadas e a natureza do relacionamento entre as variáveis estudadas.
A natureza das variáveis pesquisadas: pesquisas qualitativas e quantitativas
A pesquisa qualitativa identifica a presença ou ausência de algo, enquanto que a quantitativa procura medir o grau em que algo está presente.
Na pesquisa quantitativa os dados são obtidos de um grande numero de respondentes, usando-se escalas, geralmente numéricas e são submetidas a analises estatísticas formais; na pesquisa qualitativa, os dados são colhidos através de perguntas abertas, em entrevistas em grupo, em entrevistas individuais em profundidade e em testes projetivos.
A natureza do relacionamento entre as variáveis estudadas: pesquisas descritivas e pesquisas casuais A principal diferença entre pesquisa descritiva e a pesquisa causal está em seus objetivos. No primeiro caso a pesquisa responderá a questões como: quem, o que, quanto, quando e onde, no segundo caso a questão básica a ser respondida é por que?.
Na pesquisa descritiva o principal objetivo é de expor o fenômeno em estudo, a pesquisa causal procura verificar relações entre variáveis que expliquem o fenômeno em estudo.
Ao objetivo de grau em que o problema de pesquisa está cristalizado: pesquisa exploratória e pesquisa conclusiva
A diferença básica entre pesquisa exploratória e a conclusiva está no grau de estruturação da pesquisa e em seu objetivo imediato. Uma pesquisa exploratória é pouco ou nada estruturada em procedimentos e seus objetivos são pouco definidos. Seus propósitos, são de ganhar maior conhecimento sobre um tema, desenvolvendo hipóteses para serem testadas e aprofundar questões a serem estudadas.
Já a pesquisa conclusiva, é bastante