MIcroscopia Óptica e células da mucosa
Departamento de Biologia
Campus I – Campina Grande
Curso de Licenciatura/Bacharelado em Ciências Biológicas Componente Curricular: Biologia Celular
Professor (a):
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº _01_
MICROSCOPIA ÓPTICA E CÉLULAS DA MUCOSA
INTRODUÇÃO
O microscópio óptico é utilizado para o estudo e observação de células e microorganismos em geral. Deve-se saber manuseá-lo corretamente para obter bons resultados e para melhor visualizar o material da lâmina.
A observação de células da mucosa em um microscópio óptico permite conhecer com maior detalhes a organização celular. Esse experimento teve como objetivo permitir o estudo de células da mucosa bucal. OBJETIVOS
Aprender a manipular o microscópio óptico; Preparar a lâmina com amostra biológica da célula da mucosa bucal com a finalidade de visualizar suas particularidades no microscópio.
MATERIAL E MÉTODOS
Material utilizado:
- Microscópio óptico;
- Lâmina;
- Palheta;
- Corante azul de metileno.
Método:
- Acender o sistema e iluminação (abrir totalmente o diafragma);
- Movimentar o revolver para o uso de objetivas;
- Colocar a lâmina na planilha ou mesa fixando-as na presilha;
- Ajustar a lâmina com o charriot para alinhar com a lente objetiva;
- Movimentar a mesa ou platina com o botão macrométrico que é um foco mais grosso e em seguida ajustar com o botão micrométrico que é um foco mais fino (foco final).
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Utilizando o material citado e os métodos, foi possível observar na lâmina, a amostra da mucosa que foi ampliada 40 vezes maior que o seu tamanho real.
Desenho da amostra visualizada na lâmina.
CONCLUSÃO
O microscópio óptico proporciona a visualização de materiais impossíveis de ser visíveis ao olho humano, facilitando o estudo e a compreensão do material da lâmina. Deve-se saber manuseá-lo corretamente para