Biologia celular
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS
-------------------------------------------------
FARMÁCIA
KHAOANNY DE SOUZA
CÉLULA EUCARIOTICA ANIMAL (MUCOSA ORAL)
TOLEDO
2013
KHAOANNY DE SOUZA
CÉLULA EUCARIÓTICA (MUCOSA ORAL)
Relatório de aula prática apresentado à disciplina de Biologia Celular, do curso de Farmácia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Professor (a): Francielle Fiorentin.
TOLEDO
2013
1 INTRODUÇÃO
A célula é a unidade fundamental da vida, ela é capaz de sintetizar componentes, crescer e multiplicar-se. Todos os seres vivos são formados desta unidade, desde os mais simples como uma bactéria até os mais complexos como os animais e plantas. As células são divididas de acordo com sua organização estrutural, sendo as procarióticas com pobreza de membranas e muito simples, e as eucarióticas com riqueza de membranas e muito mais complexas. A célula eucariótica animal é uma célula delimitada pela membrana plasmática, citoplasma, núcleo, sendo que este é envolto de uma membrana nuclear, não possuindo parede celular nem cloroplastos, como as células eucarióticas vegetais.
2 OBJETIVOS
Conhecer a morfologia de uma célula eucariótica animal; analisar as diferenças entre um material corado e não corado e verificar a transparência celular.
3 MATERIAL E MÉTODOS
Com o auxílio de um palito de dente realizou-se a raspagem da mucosa oral e colocou-se na lâmina com uma gota de solução salina. Cobriu-se o material com a lamínula, e observou-se no microscópio, utilizando-se as objetivas de 4, 10 e 40x. Iniciou-se a focalização do material com o diafragma fechado, regulando sua abertura a cada mudança de objetiva. Retirou-se a lâmina. Com o auxílio de um papel absorvente encostou-se em uma das bordas da lamínula e, adicionou-se algumas gotas do corante azul de metileno na outra borda da mesma. A solução salina foi absorvida enquanto o corante passou por capilaridade para o