Tipos De Pensos
Controlo do Exsudado:
A presença de exsudado em excesso pode levar à maceração da epiderme saudável e subsequente aumento da extensão da ferida e do risco de infeção. Neste sentido, é impreterível o controlo do exsudado de uma ferida a fim de não inviabilizar o processo de cicatrização. O controlo direto do exsudado implica a utilização de apósitos com elevada capacidade de absorção (espumas, alginatos, carboximetilcelulose), de terapia de pressão negativa tópica (terapia ativa não evasiva usando pressão localizada para promover a cicatrização) e terapia compressiva (no caso das úlceras venosas para tratar edema e promover o retorno venoso ao coração). No entanto, não se pode descurar o tratamento das causas subjacentes, caso contrário não se obtêm resultados satisfatórios.
Promoção da Granulação/Epitelização:
Em feridas que se encontrem com um bom processo de cicatrização, é essencial prevenir a desidratação, estimulando a epitelização. Em feridas que se encontrem sem evolução, deve-se utilizar promotores da cicatrização (ex: colagénio).
Proteção dos tecidos frágeis:
Deve-se utilizar como material de penso, material que proteja os tecidos da ferida e pele circundante de fricção, tendo que ser esse material também de fácil remoção.
Tipo de penso
Nome de marca
Descrição
Indicações
Contraindicações
Notas
Alginatos
Algisite M
Absorbente, controla pequenas hemorragias, forma um gel que proporciona um ambiente húmido. Pode ser usado em feridas húmidas, infetadas ou contaminadas desde que seja mudado pelo menos 1vez/dia.
Indicado para: úlceras por estenose venosa; UPP; pé diabético; úlceras arteriais; zonas dadoras; lacerações, abrasões, incisões pós-cirúrgicas; queimaduras de 2º grau; feridas exsudativas.
Queimaduras de 3º grau;
Hemorragias intensas
Mudado a cada 2/4 dias, dependendo da quantidade de exsudado.
Necessita de penso secundário.
Sorbalgon
Constituído por alginato de cálcio que quando em contato com sangue ou exsudado, forma um gel