Tipos de Pedras
Guilherme Trautmann Vieira
Edificações M1 – Segunda fase
Pedra Goiás
A pedra Goiás é indicada para pisos de piscinas por não reter calor e ser antiderrapante. Seu formato é serrado em tamanhos diversos o que proporciona um visual diferenciado em peças grandes e pequenas, quadradas e retangulares.
Ela também pode ser usada em ambientes internos e até mesmo em revestimento de paredes, fazendo uma colocação irregular com pedras em tacos, misturadas com peças grandes que proporcionam um visual rústico porém contemporâneo. É classificada como quartzito e devido a sua dureza tem uma alta resistência.
A pedra Goiás está disponível nas seguintes cores: verde “A”, verde “B”, amarela ouro, amarela do cercado, rosa,
Miracema
É encontrada na natureza em forma de placas, tem preço acessível, resiste bem a choques mecânicos e a intempéries e, por isso, é aplicada em estado bruto nas áreas externas, até por ser antiderrapante.
A Miracema-Madeira é amarelada devido à presença de óxido de ferro, enquanto a Miracema comum é encontrada nas cores cinza, bege e rosa. Sua colocação não precisa de mão de obra altamente especializada e é possível variar o corte e a amarração em uma grande variedade de desenhos. Precisa de manutenção constante, para que não absorva sujeira e não fique encardida.
Miracema
Miracema Almofadada
Pedra Madeira
A Pedra Madeira recebe este nome devido à sua pigmentação, pois a mesma lembra a textura de algumas madeiras. É uma das mais belas e procuradas pedras para revestimentos de fachadas, muros e detalhes externos e internos, principalmente nos tons amarelados, apesar de sua vasta gama de tonalidades, que abrangem também o vermelho, rosa, branco, verde, jacarandá, etc.
Serrada rosa
Taqueada
São Tomé
Encontrada em São Tome das Letras
(MG), a pedra São Tome é usada desde a década de 40, principalmente em áreas externas.
Sua principal característica é não absorver calor e nãoe reter a água.
Devido aosua beleza resistência podem ser