Tipos de parágrafos
Alusão histórica: Na antiguidade existiram civilizações tribais que nos deixaram heranças primarias: os códigos e sinais. Através da leitura é que cremos na habitação de antepassados, pois deixaram desenhos rupestres; os códigos - que foram decifrados na contemporaneidade. Da arquitetura tivemos a luz de que civilizações liam os sinais das estrelas e guiava-se por elas; assim herdamos os sinais e a capacidade de interpreta-los. A união dos dois termos origina, por assim dizer, o conceito de leitura.
Detalhamento:
Quem aspira por conhecimento não tem para onde correr, ou seja, não tem alternativa que não seja ler. Exercendo o hábito da leitura o ser humano tem nas mãos a chave para abrir a porta e viajar para onde quiser, ou seja, pode aprender o que lhe agrada e/ou ser o melhor artista, esportista; e outra, ser querido e reconhecido pelo mundo. Ler oferece popularidade, cidadania, sabedoria, consciência, senso crítico; viver sem ler é apenas assinar a declaração de alienação cultural-ideológica.
Aluno Rodrigo Evangelista Santos do curso de Pedagogia 2013.1. Espero ter alcançado o objetivo e que minhas ideias tenham sido claras. Obrigado!