Linguagem técnica e empresarial
Olhar uma folha em branco e ter a coragem ou inspiração para escrever é um obstáculo para quem não domina ou não conhece técnicas de redação. Ter conhecimento da língua e suas regras ortográficas permite ao escritor maior segurança no momento de escrever um texto.
É necessário estruturar bem um texto a partir do parágrafo, conforme o tipo e tema da redação, o parágrafo pode ser extenso, curto ou médio. O parágrafo é iniciado pelo tópico frasal.
Tópico frasal é a ideia central do parágrafo exposta num período, também conhecido como período tópico ou frase síntese. O tópico frasal determina o prosseguimento do parágrafo gerando períodos secundários ou periféricos.
O tópico frasal é a “célula” da ideia de um parágrafo, é como se o escritor “puxasse assunto” através de uma afirmação ou questão exposta na primeira frase do parágrafo. Leia os conceitos de tipo de parágrafos:
Parágrafo longo
Presentes em obras científicas e acadêmicas, destinadas para explicações complexas e ideias intercaladas.
Parágrafo médio destinando ao leitor de nível médio, construído com cerca de 100 ou 150 palavras. livros, revistas, jornais são exemplos de onde encontrar esse tipo de parágrafo.
Parágrafo curto
Feitos para informações sintetizadas e público leitor de pouca formação cultural. Estão presentes em chamada de notícia, artigos, cartas sociais, editoriais, livros infantis, por exemplo.
Num parágrafo, assim como em todo texto, a ideia pode ser enfatizada, mas não repetitiva, pode-se enumerar no caso de uma introdução, os assuntos que serão tratados no desenvolvimento. Numa redação em geral, é necessário ter a noção de que a conclusão, além de encerrar bem o texto inteiro, deve ter uma relação de concisão direta com o que foi escrito na introdução.
O que vai determinar sua extensão é a unidade temática, já que cada ideia exposta no texto deve corresponder a um parágrafo.
É muito comum nos textos de natureza dissertativa, que trabalham com