Capitalismo
Como sabemos o valor é a relação social entre os produtos de mercadorias, que antigamente era expresso através da troca. Com o desenvolvimento da sociedade mercantil, as mercadorias passaram a exprimir seu valor em dinheiro. E segundo Marx, esse valor pode ser dividido das seguintes formas:
a) A forma simples de valor existiu no inicio do desenvolvimento, onde a x de mercadoria M = a y de mercadoria N, ou seja, o valor de troca das mercadorias é equivalente.
b) Na forma total de valor, uma mercadoria pode expressar valor de inúmeras mercadorias.
c) Já a forma geral do valor, os produtores diretos começam a trocar por uma terceira mercadoria.
d) Com a forma dinheiro de valor, o ouro passou a ser a moeda de troca determinada de acordo com a quantidade de trabalho necessário para a produção da mercadoria.
O ouro tornou-se a moeda de troca por suas propriedades que melhor se encaixaram na função monetária, mas apesar disso, não estipula o valor de todas as mercadorias quem atribui é a sociedade com o desenvolvimento das relações econômicas.
O dinheiro funcionava sob a forma de moedas, estandardizadas com o selo do Estado e feitas de ouro. Com o passar dos anos, foi observado q as moedas de ouro se desgastavam com o tempo, e então foram substituídas por moedas de menor valor como cobre e bronze. E assim gradativamente, a moeda de troca foi sendo substituída ate se tornar o papel-moeda que conhecemos.
A formação de tesouros surgiu a partir que as vendas das mercadorias não eram seguidas pela compra de outras. Assim, o comerciante passou a vender sua mercadoria para colocar no lugar o valor do dinheiro.
Frequentemente o comprador, quando não tinha dinheiro disponível, fazia suas compras com crédito, ou seja, pagamento posterior a compra, fazendo o dinheiro assumir a função de medida de valor sem ser meio de circulação. Com o vencimento do prazo, e o devedor paga o credor, o dinheiro assume a função