Direito e legislação
Primeiros Exploradores
É provável que os vikings navegaram pelo litoral canadense pelo ano 1000 e se estabeleceram em uma pequena colônia ao norte de Terranova, sendo este o primeiro contato de Canadá com os europeus.
Desde o século XV os pescadores britânicos e normandos operavam nos grandes bancos de Terranova. Em 1497-98 John Cabot percorre a costa desde Terranova até a Nova Escócia em uma expedição promovida pelo rei Enrique VII da Inglaterra. Porém a exploração mais importante a realiza Jacques Cartier que percorre em 1534 o Golfo de São Lorenço. No ano seguinte, remontando o rio, chega até o que hoje é Montreal.
Calcula-se que no século XV, momento em que chegam os colonizadores do Velho Mundo, antes da expansão colonial, uns 300.000 homems -entre índios e esquimós- ocupavam o território que na atualidade corresponde a Canadá. Estes aborígens viviam, básicamente da caça, pesca e agricultura.
No século XVI exploradores britânicos e franceses percorrem América do Norte. A princípios do século XVII as companhias começaram a assentar-se em Acadia (Nova Escócia) e na cidade de Quebec. Não se estabelecem povoados até apreciar-se a importância do comércio de peles, sendo os primeiros os de Port Royal (Nova Escócia) em 1605 e Quebec em 1608. Desde cedo caçadores e missionários chegam aos Grandes Lagos e em 1682 La Salle chega até a desembocadura do